Na hora de completar o décor do ambiente, o tapete traz aconchego, conforto e estilo para elevar a graciosidade dos cômodos da sua casa ou do seu apartamento. Porém, apesar da beleza singular e da personalidade desse item, você sabe como usar tapete na sala?

Além de acrescentar muito charme ao ambiente, ele é perfeito para manter a estabilidade nas salas com pisos muito lisos ou levar mais aconchego à rotina, principalmente nos dias mais frios do ano. 

Neste guia especial, reunimos as melhores dicas para tapete de sala. Confira as sugestões e aprenda a harmonizar esse artigo com a sua decoração. Você também pode usar essas informações para combinar o item com a paleta de cores da sua moradia. Confira! 

Como usar tapete na sala da sua casa? 

Atualmente, existem diversos modelos de tapete para sala no mercado, disponíveis em formatos circulares, retangulares ou quadrados. É indiscutível a capacidade do artigo de deixar o cômodo mais acolhedor e com décor marcante. Além de beleza, ele oferece descanso de qualidade para os pés. 

Porém, na hora de escolher os tipos de tapete para sala, é necessária uma atenção especial. Isso porque o modelo perfeito varia conforme o estilo da sua decoração e a função principal desse item na sua casa. 

Se o seu décor é mais moderno, você pode usar uma versão estampada ou mais colorida, em tamanho quadrado ou retangular, para preencher os ambientes. Isso vale para um estilo de decoração industrial: valorize as linhas e as formas em tons mais escuros. 

Para um ambiente mais romântico ou clássico, as cores neutras e as peças circulares acrescentam um charme único. Inclusive, você pode apostar em um tapete de crochê para a sala.

Se a sua dúvida de como usar tapete na sala for escolher entre os itens felpudos e os de pelo curto, saiba que os primeiros são mais confortáveis, charmosos e ideais para aquecer nos dias frios. Já os segundos são mais discretos, delicados e perfeitos para quem possui animais de estimação. 

Como descobrir a medida ideal de tapete para sala? 

Depois de selecionar o modelo e o formato perfeito, é normal questionar: como escolher o tamanho do tapete da sala? Para isso, lembre-se de considerar, principalmente, a área que você tem disponível para acomodar móveis e outros utensílios pertinentes ao ambiente. 

Em resumo, na hora de escolher o tamanho de tapete para sala é muito importante ter em mente todos os mobiliários presentes no espaço, como sofá, rack, mesa de centro, poltronas, esculturas e prateleiras. 

Isso porque, idealmente, o artigo deve ter de 15 a 20 cm a mais que a área demarcada de mobílias, seja na sala de estar/jantar, seja no quarto. Isso garante uma disposição elegante, sofisticada, harmoniosa e perfeita para não parecer que falta tecido para cobrir o restante do chão.

Se o living da sua casa ou do seu apartamento for espaçoso ou integrado, como no caso de dois cômodos conjuntos, saiba que uma das principais dicas para tapete de sala é usá-lo para delimitar o espaço entre um ambiente e outro. Então, você pode posicionar um ou mais artigos nessa área. 

Usando o tapete em outros cômodos da casa

Além da sala de estar, o tapete é perfeito para outros cômodos, como cozinha, quarto e banheiro. Na habitação, ele pode ser posicionado na lateral da cama ou possuir um tamanho maior, perfeito para cobrir todo o chão. Nesse último caso, vale a regra de deixar o item 15 cm maior que a área demarcada pela cama. 

Já na cozinha, o tamanho padrão de tapete é aquele mais estreito, que também precisa ser muito leve, resistente e prático para a limpeza. Você pode harmonizar as passadeiras (como esses modelos são conhecidos) com outros elementos do cômodo, como pisos e armários. Prefira opções antiderrapantes para o ambiente. 

No banheiro, invista em um produto que cause a sensação de estar pisando em nuvens. Os tipos mais aveludados, confortáveis e com tamanhos menores secam facilmente, garantindo esse toque extra de conforto. 

Complete os ambientes com a casa moysés

Agora que você já sabe tudo sobre como usar tapete na sala, navegue pelo site da casa moysés e descubra os itens de décor que deixam o seu lar ainda mais encantador e decorado. São esculturas, quadros, vasos de cristal e muitos outros itens decorativos especialmente selecionados para essa curadoria exclusiva. 

Tudo foi escolhido para garantir muito mais elegância aos seus ambientes, elevando ainda mais o nível de conforto dos cômodos da sua casa. Você vai se apaixonar por cada um dos detalhes dos nossos produtos!