Depois de decorar os ambientes, saber como escolher cortina é ideal para transformar a sua casa por completo. Isso porque, além de ajudar na climatização, ela também abafa o som e protege os móveis dos raios solares. Claro, também é um item indispensável no décor! 

Escolher a opção perfeita para o seu quarto ou sala, ou até mesmo saber quais são as diferenças entre os tipos de trilho para cortina, pode parecer uma missão difícil. 

Mas não se preocupe! Confira este guia que preparamos especialmente para te ensinar como escolher cortina e aprenda a investir naquela que melhor se adapta às suas necessidades e à decoração da sua casa. 

Conheça os diferentes tamanhos de cortina

Se você tem dúvidas sobre como saber o tamanho ideal da cortina, entenda que, idealmente, ela precisa ter 30 centímetros a mais de largura e também 45 centímetros a mais na altura total da sua janela. Esse é o tamanho ideal para impedir que a luz entre em excesso e para que ela tenha também uma textura volumosa, adicionando aconchego ao espaço. 

O modelo longo é o mais popular modelo de cortina. Ela garante mais amplitude, elegância e sofisticação para a sua casa. Neste caso, apenas tenha certeza de que ela não está encostando no chão. Por isso, prefira modelos que tenham uma distância de, no mínimo, 10 centímetros do chão. 

Já o modelo curto é perfeito para você, que quer saber como escolher cortina para cozinha. Ela também é uma excelente alternativa para o quarto das crianças, porque evita acidentes e não esconde possíveis móveis que estão dispostos no cômodo. 

Descubra qual é o melhor tecido 

Mas afinal, como escolher tecido para cortina? Para responder a essa pergunta, é necessário entender que o melhor material dependerá do ambiente em que ela estará posicionada e qual é a sua intenção no espaço. 

Em um cômodo mais minimalista, por exemplo, se tiver alguma dúvida de como escolher cortina, prefira os tecidos mais leves e claros. Se gostaria de deixar o ambiente mais intimista ou até mesmo mais blindado da luz solar, prefira os modelos mais pesados ou densos, perfeitos para o quarto. 

O tecido voil, por exemplo, parece um véu. É transparente, muito leve e perfeito para ambientes mais sofisticados e clean. É também muito utilizado como um toque final e sobre as cortinas mais pesadas. Excelente opção para você, que quer saber como escolher cortina para sala

Se está procurando algo com uma textura mais grossa e que bloqueia 100% a passagem da luz, o modelo blackout é perfeito. Você pode também investir em uma cortina de seda, que é leve, moderna e, ao mesmo tempo, luxuosa. Ambos os tecidos são ideais para você, que quer saber como escolher cortina para quarto, mas ainda não sabe qual é o seu estilo de décor favorito.

Os modelos de sarja são um meio-termo. O tecido absorve bastante calor e cria um excelente controle de clima na casa. Tudo isso sendo encorpado e sem perder a leveza necessária para manter a elegância da sua casa. 

Para a cozinha ou banheiro, o richelieu é delicado e muito fácil de limpar. Seus bordados complementam o charme e permitem também a passagem do ar, mantendo esses espaços — que são naturalmente úmidos — mais frescos. 

Cuidado extra na hora da lavagem

Na hora de lavar a sua cortina, fique sempre atento às instruções descritas na etiqueta. Ali estão todas as informações necessárias para a conservação, lavagem e armazenamento do produto. 

Prefira sabão neutro ou suave, específico para o tecido e a cor da cortina a ser lavada. Tenha certeza de que esses produtos estão completamente dissolvidos antes de serem acrescentados na água. Na máquina de lavar, selecione o programa correto. 

Evite deixar as suas cortinas de molho, principalmente se forem em cor escura, porque ela pode desbotar. Os produtos alvejantes não são recomendados, já que também aceleram o desbotamento das cores. 

Quando for armazenar, guarde em local apropriado, seco e longe de itens que possam danificar o tecido. Essas ações são importantes porque aumentam a vida útil das suas peças e vão evitar que as fibras das suas cortinas sejam rompidas precocemente.

Complete os seus ambientes com a casa moysés

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher cortina, navegue pelo nosso site e descubra itens que vão renovar a atmosfera do seu lar. São artigos para a sua casa com uma altíssima qualidade, durabilidade e resistência.Tudo para você viver os seus dias ainda mais confortável! 

Além disso, descubra uma curadoria especial de elementos decorativos. São esculturas, quadros, vasos, cachepots e muito mais. Perfeitos para elevar a decoração da sua casa e imprimir a sua personalidade por todos os ambientes. Se inspire e invista!