A casa é um dos lugares centrais da rotina de uma pessoa. É nesse espaço que nos alimentamos, nos cuidamos, dividimos tempo com aqueles que amamos e nos desenvolvemos. Cuidar da organização de casa e deixar esse espaço sempre limpinho é uma tarefa difícil, mas, ao mesmo tempo, é uma demonstração de cuidado consigo e com aqueles que ama. 

O processo de manter tudo no lugar no dia a dia não é fácil. Sempre uma tarefa ou outra é deixada para depois e, quando percebemos, inúmeros afazeres já foram acumulados. Neste texto, reunimos dicas para organizar a casa de uma vez por todas e sempre deixá-la em ordem.

Uma grande faxina

O processo de organização da casa pode ser entendido como uma parte da rotina. Mas antes de entender como encaixar essa demanda no dia a dia, que tal começar fazendo uma grande faxina? Nesse momento, é interessante retirar tudo do lugar e decidir o que fica ou não, liberando espaço nos armários da casa.

Esse momento de limpeza, indispensável quando falamos em como organizar a casa, é ideal para ver, avaliar e limpar tudo: desde aquele objeto que tinha até esquecido que tinha comprado até aquele que usa todo dia. É o momento de decidir também o que fica e o que vai embora.

Na imagem abaixo, preparamos um guia prático para separar os seus artigos. Esse diagrama serve para absolutamente todos os espaços da casa. Quando o assunto são cosméticos, por exemplo, o “serve” pode ser substituído pelo “funciona em mim”, e no lugar de manchado/rasgado, pode ser considerado o prazo de validade.

Categorizando os pertences

Definindo tudo o que fica, chegou a hora de dividir e organizar esses artigos. Separe camisas, calças e pijamas; colares, brinco e pulseiras; shampoo, hidratante corporal e maquiagem; grãos, farinhas e massas… E por aí vai!

Na hora de guardar, é ideal que produtos da mesma categoria estejam sempre juntos, e que diferentes categorias fiquem em diferentes espaços. Cada produto tendo seu devido espaço, é muito mais fácil encontrar o que procura.

Deixe o que mais se usa sempre à mão

Outra parte da categorização é separar aquilo que se usa todos os dias daquilo que só é usado de vez em quando. Em casa, sempre temos uma louça favorita, um sapato que usamos mais no dia a dia ou aquela garrafa que nos acompanha em todos os lugares. Uma dica valiosa de como deixar a casa organizada é sempre deixar esses artigos à mão.

De nada adianta deixar sua louça favorita na parte mais alta se no dia a dia vai ser muito mais trabalhoso guardá-la. O ideal é deixar no alto aquele conjunto que você só usa em datas especiais, por exemplo. Isso vai facilitar a rotina e a organização.

Cada coisa em seu devido lugar

Chegou a hora do nosso quarto conselho entre as dicas para organizar a casa: definir o lugar de cada objeto. Assim, quando um artigo for usado, você sabe exatamente onde colocá-lo de volta.

Porém, não basta saber onde guardar as coisas, é também importante retorná-las ao local depois do uso. Então, por mais cansado que você esteja, ao chegar em casa não pode ser uma opção deixar o casaco na cama, a bolsa na mesa e o sapato no hall. Parte importante da organização da casa é também manter o espaço arrumado.

Regra dos 5 minutos

Falando em manter o espaço arrumado, o hábito de deixar tarefas para depois existe e precisa ser combatido. Isso porque quando esse momento chega, tantas responsabilidades ficaram para trás que é comum passar horas cuidando da organização da casa.

Para evitar que isso aconteça existe a regra dos cinco minutos: demora menos que esse tempo para colocar no lugar ou limpar? Então, é um dever a ser feito imediatamente. Essa é, inclusive, uma das dicas mais importantes para quem quer verdadeiramente saber como manter a casa limpa e organizada.

Isso porque a bagunça deixada para depois, mesmo pequena, se acumula. Tarefas fáceis, que individualmente levariam cinco minutos ou menos para serem feitas, acabam levando horas, além de se tornarem mais trabalhosas e cansativas. Tem só um prato sujo? Lave na hora. Experimentou uma roupa que decidiu não vestir? Guarde em seguida. 

Aposte em cestos e organizadores

Para ajudar a otimizar o espaço, decorar o ambiente e, ao mesmo tempo, deixar o lar sempre em ordem, a última dica de como arrumar a casa é investir em cestos e organizadores. Essas peças são multifuncionais e superpráticas!

Um cesto de rattan, por exemplo, pode ficar com os brinquedos das crianças e, por cima, uma belíssima manta decorativa, deixando o espaço apaixonante e ajudando a organizar objetos antes sem espaço. Uma bandeja de mármore deixa acessórios no closet ou cosméticos no banheiro em ordem, além de evitar que a bancada fique suja.
Na casa moysés, temos esses e muitos outros produtos para oferecer conforto, qualidade e leveza na rotina. Nossa missão é transformar sua casa em um refúgio  aconchegante. Navegue pelo nosso site e descubra itens que vão transformar a atmosfera do seu lar.