Alguns mistérios sobre os cuidados com o enxoval são fáceis de resolver. Um deles é a importante dúvida de como lavar travesseiro de forma simples e prática, preservando a longa vida útil desta peça essencial. 

Mesmo que essa pareça uma tarefa desafiadora, a higienização desse item pode, muitas vezes, passar despercebida na rotina da casa. Apesar disso, descobrir como lavar travesseiro na máquina ou à mão é muito importante para a saúde e o bem-estar de todos os moradores. 

Para te ajudar na organização do lar, reunimos quatro dicas de como lavar travesseiro em passos simples, que podem ser executados no dia a dia. Aproveite essas orientações para viver ótimos momentos na sua residência e experimentar excelentes noites de sono. Confira!

1. Analise se a lavagem do seu travesseiro é realmente necessária

Antes de colocar o artigo embaixo da água ou aprender como lavar travesseiro na máquina, lembre-se que ele possui uma data de validade. Isso significa que, se você já utiliza o seu há mais de dois anos, precisa trocá-lo por um novo. 

O correto é higienizar esse item a cada seis meses, pois ele acumula muitas impurezas que, em excesso, podem colocar sua saúde em risco. Isso também ocorre com os lençóis, por isso eles são trocados várias vezes por mês. Porém, os travesseiros não exigem uma limpeza tão constante quanto essas peças.

Por isso, descobrir como lavar travesseiro, mesmo que se trate de uma higienização muito rápida e simples, é uma excelente forma de manter o seu enxoval limpo e o seu bem-estar em dia!

2. Confira sempre as instruções do fabricante

Antes de tudo, leia a etiqueta presente em seu produto. Nela, constam todas as informações sobre como lavar travesseiro de pena, espuma ou outros tipos de enchimentos. 

Neste pequeno informativo, você descobre se a lavagem na máquina é recomendada, se uma lavanderia profissional é necessária ou se a própria higienização do artigo é permitida. Esse último detalhe é uma informação importante até na hora da compra. Então, preste atenção nisso antes de escolher o produto. 

3. Lavar na máquina ou à mão? 

Se você quer aprender como lavar travesseiro da NASA ou de espuma à mão, saiba que esse é um processo muito simples. Primeiro, você precisa molhar o item bem e, depois, utilizar um sabão neutro. Não é necessário usar amaciante ou esfregar as fibras com muita força. 

Caso você opte pela máquina de lavar, sempre distribua bem duas peças no tambor e acione o ciclo mais delicado. Esse truque mantém a lavadora equilibrada, evitando que a concentração de peso em apenas um dos lados coloque o equipamento em risco. Lembre-se de priorizar o sabão líquido, pois ele age melhor no produto. 

Uma dica importante de como lavar travesseiro na mão ou na máquina é repetir o enxágue algumas vezes, pois o enchimento pode absorver mais sabão que o recomendado. Por isso, você precisa ter a certeza de que retirou toda a solução antes de colocar o item para secar. 

4. Atenção à secagem do travesseiro

Seja ao lavar travesseiro na máquina de lavar, seja ao lavar à mão, é muito importante não torcer o produto ou utilizar a secadora para acelerar o processo. Apenas comprima o artigo delicadamente para retirar o excesso de água. 

Ao fim, deixe o item em posição horizontal. Idealmente, você precisa “afofar” o produto de hora em hora até ele retornar ao tamanho original. Dê preferência pela secagem à sombra. Entretanto, se posicionar o artigo no sol, evite deixá-lo exposto por muito tempo. 

A luz solar não é indicada porque as altas temperaturas podem prejudicar o enchimento, principalmente se ele for composto por fibras de poliéster. Se você quer aprender como lavar travesseiro de pena de ganso, saiba que o calor da secadora também pode danificar esse material tão delicado. 

Se você mora em um local naturalmente frio, prefira a lavagem em estabelecimentos especializados ou em dias mais quentes. Assim, você pode se dedicar inteiramente ao processo de como lavar travesseiro. 

Dica extra: cuide muito bem do seu travesseiro 

Agora que você já sabe como lavar travesseiros de espuma e outros materiais, invista em detalhes que prolongam a vida útil do seu artigo. Um produto que garante esse resultado é o protetor de travesseiro. 

Além de aumentar a durabilidade do item, esse acessório previne alergias e oferece muito mais conforto, praticidade e higiene. Com ele, em vez de lavar o item sempre que for necessário, você pode apenas retirar a capa, higienizá-la e utilizá-la normalmente depois de seca.