A decoração natural é um estilo que pode ser definido pela valorização da natureza. Essa tendência do universo décor apresenta elementos rústicos e tons mais verdes em todos os cômodos de casas e apartamentos. 

Além das folhagens secas e texturas naturais, como a da madeira, da rocha e de outras matérias-primas, essa decoração orgânica é um estilo mais clean e, ao mesmo tempo, muito sofisticado. 

Se quer saber mais sobre decoração natural, veja este guia incrível que preparamos para você. Inspire-se e transforme o seu ambiente com um décor atemporal, democrático e repleto de detalhes lindos. Invista nessa ideia!

Plantas em todos os ambientes

Uma das principais apostas desse estilo é a decoração com plantas. Aqui, as folhagens, flores e galhos vivos estarão presentes — de forma elegante — em todos os cômodos, seja no jardim de inverno, no alto das paredes ou, até mesmo, nos banheiros. 

As bromélias, avencas e lírios-da-paz são excelentes opções para compor um jardim dentro de casa. Na decoração natural, as plantas têm a principal função de oferecer calmaria e vivacidade para o lar. 

Se você prefere completar a sua decoração com elementos da natureza, pedras e revestimentos que imitam troncos também são muito bem-vindos. Esses artigos podem aparecer em colunas espalhadas pelos cômodos, no papel de parede, na varanda e onde mais você preferir. 

Para além de um jardim plenamente montado, as flores em vasos também cumprem a função com maestria. Existem também os modelos em veludo e as secas que vão compor o ambiente de forma igualmente sofisticada. 

Madeira na decoração de casa

Outra forma de investir nesse estilo decorativo é apostar na decoração com móveis de madeira. Além da beleza única desse elemento natural, se usado como revestimento, ele proporcionará conforto térmico sem igual para a sua casa ou o seu apartamento. 

Nesse caso, a madeira pode ser usada nos pisos, nos móveis da sala, do quarto ou da cozinha, além de estar nos detalhes como vasos, mesas de centro, porta-retratos e muito mais.

A principal dica da decoração natural é mesclar os tons claros e escuros da madeira. Dessa forma, você conseguirá uma decoração mais refinada, charmosa e, claro, muito duradoura, já que a durabilidade da madeira é uma das características principais desse elemento. 

Como garantir uma iluminação natural perfeita? 

Se você está se perguntando como iluminar um ambiente com luz natural, fique tranquilo. Nesse caso, o mais importante é aproveitar portas e janelas para deixar que a iluminação do dia entre ao máximo. 

Cortinas em tons mais claros vão permitir isso com mais facilidade, além de deixar que os móveis rústicos do ambiente tenham todo o protagonismo da vez! O mais importante da decoração natural é que você tenha, acima de tudo, espaços funcionais na sua casa. 

Na hora de investir na iluminação artificial, prefira cores mais neutras e frias, como o nude e o off-white. Elas vão favorecer a incidência da luz e combinar perfeitamente com tons terrosos e cores como o verde e o amarelo presentes no lugar. 

Para as luzes mais indiretas, abajures e pequenas luminárias no escritório e nos quartos vão decorar e iluminar plenamente. Castiçais de vela, além de destacar a iluminação natural, vão elevar o nível do seu ambiente com muito estilo. 

Atenção aos detalhes da decoração natural 

Depois dos móveis e das cores das paredes, chegou a hora de definir os detalhes que vão compor a sua casa. A decoração com folhagem natural, por exemplo, está entre as mais tradicionais e práticas de serem feitas. 

Outra dica é apostar nas cestarias e suas fibras naturais, além das capas de almofadas e cortinas em linho. Os tapetes, também, vão oferecer beleza e conforto na medida certa. 

Se o objetivo é deixar sua casa mais aconchegante, invista em velas, porta-retratos, pequenas esculturas e vasos. As mantas em lã natural, como o merino, também vão aquecer a sua casa e oferecer o conforto térmico ideal. 

Já na cozinha, use petisqueiras, descansos de panela e bandejas feitos em madeira ou bambu. A sua mesa posta vai ficar ainda mais incrível com essa proposta. 

Aproveite a decoração natural para apostar em elementos que podem ser aplicados na casa inteira. Varandas, áreas gourmets, quartos de hóspedes, closets e muitos mais merecem essa aposta decorativa! 

Complete sua decoração com a casa moysés

Já que agora você sabe tudo sobre decoração, especialmente, sobre decoração natural, navegue pelo site da casa moysés e descubra itens lindos para completar o décor da sua casa. Temos cachepots, vasos, quadros e muito mais. 

Ainda, aqui você tem a possibilidade  de comprar roupas de cama com qualidade única, feitas para transformar suas noites de sono. Prepare-se para dormir em um refúgio de conforto e bem-estar com muita elegância e sofisticação.