Rolando o feed das redes sociais ou em conversa com amigos, você com certeza já se deparou com o conceito de decoração minimalista. O estilo decorativo, que vem ganhando espaço nos lares, traz como premissa básica o menos é mais.

Sabe aquele dia que você tira para dar uma faxina em casa e não sabe nem por onde começar? São vários objetos novos que chegaram e ainda não possuem um lugar, outros espalhados sem uma ordem e outros tantos que você ainda deseja. Em um ambiente minimalista, esse problema não existe.

Afinal, o estilo decorativo possui muito espaço, mas poucos móveis e acessórios decorativos, deixando apenas o essencial para uma vida e rotina equilibrada, confortável e repleta de bem-estar! A extravagância e o excesso são substituídos por um espaço simples, onde cada elemento tem motivo para ali estar. Alguns princípios básicos do décor menos é mais são:

  • iluminação natural;
  • cores versáteis;
  • móveis funcionais;
  • poucos objetos decorativos;
  • plantas que levam vida ao espaço;
  • objetividade e organização.

O papel de cada item em uma decoração minimalista

Como comentamos acima, cada peça é muito bem pensada na construção de uma decoração minimalista, por isso, é importante escolher bem as peças que irão compor o seu espaço.

Móveis minimalistas otimizados, como canto alemão com bancos ou uma cama-baú, te ajudam a manter a organização e a beleza da casa, ao mesmo tempo em que te ajudam a guardar aqueles itens importantes para você, mas que não são utilizados constantemente.

Além disso, você pode investir em objetos de decoração funcionais e bonitos. Bandejas na bancada do lavabo, por exemplo, ajudam a organizar o kit banheiro ao mesmo tempo em que dão um toque de personalidade ao ambiente.

Falando em kit banheiro, você pode aproveitar e transformar visualmente coisas que são indispensáveis em um lar. Em vez de deixar o detergente na embalagem original, você pode investir em um dispenser bonito e elegante, e isso vale para outros produtos de limpeza que estejam à mostra. Isso deixa o espaço bonito sem exigir grandes investimentos e outros elementos decorativos.

A paleta de cores minimalista

Além de escolher bem os artigos que comporão o ambiente, a decisão das cores é fundamental em um décor clean. O ideal é que elas sejam escolhidas de acordo com as características do ambiente. 

Apesar de tons clássicos e atemporais, como branco, preto, azul-marinho e bege, serem os mais comuns, não são as únicas que podem ser usadas no espaço. Basta pensar nas características que você e sua família valorizam em um lar e escolher as cores que representam um espaço ideal.

Só se lembre de escolher cores que combinam entre si com facilidade e que deixam o ambiente clean. O estilo minimalista de decoração permite também o uso de estampas. As mais comuns são grid, póa e listras, principalmente nos tons de preto, branco e terrosos!

Se o seu desejo é um espaço com menos cores ou, ainda, usando apenas uma tonalidade, invista em texturas. Seja nas paredes, com cortinas, almofadas ou tapetes com diferentes matérias-primas e acabamentos, isso ajuda a criar um ambiente mais acolhedor sem perder a essência de o que é a decoração minimalista.

Decoração minimalista por cômodo

Cada cômodo da casa pode ter aspectos completamente diferentes quando o assunto é decoração minimalista. O quarto e a sala, por exemplo, terão demandas únicas e individuais. Por isso, é importante olhar com carinho e construir espaço por espaço.

Quartos

Um dos pontos mais importantes do estilo minimalista é a junção de aconchego e funcionalidade para o dia a dia. Por isso, quanto mais prático for o ambiente, melhor. A palavra de ordem é, então, a objetividade na escolha dos elementos que irão compor o ambiente.

As luzes são grandes parceiras no estilo minimalista, tanto a iluminação natural quanto a artificial. Invista em grandes janelas de vidro, pendentes e trilhos de spots. A escolha do lustre e das cortinas ideais complementa a decoração clean.

Nos móveis, escolha peças funcionais, como cama-baú, espelhados, closet e guarda-roupas grandes e com diferentes divisórias. Para objetos decorativos, aposte em quadros com muita textura, cabeceiras com box e vasos com flores e plantas naturais.

Sala

Na decoração minimalista da sala, aconchego se torna a palavra de ordem. Nesse espaço onde recebemos com carinho aqueles que amamos, você pode investir em têxteis para transformar a atmosfera. Tapetes, almofadas e cortinas criam textura e deixam o ambiente acolhedor!

Aqui também é importante uma boa iluminação. Por isso, invista em abajures, luminárias, lustres e janelas grandes. Isso sem contar cores claras e espelhos que gerem amplitude no ambiente e levam um toque sofisticado.

Para completar uma decoração minimalista e cheia de vida, as plantas vão preencher seu espaço dos sonhos. Vasos em cerâmica e cristal fazem belas composições com a delicadeza e a elegância que o local merece! 

Na casa moysés, possuímos roupas de cama lisas ou com pequenos detalhes, além de capas de almofada, mantas, quadros e vasos perfeitos para completar um espaço minimalista com textura, personalidade e bom gosto. Conheça nossa loja on-line!