Sabe aquele espaço cheio de personalidade, beleza e elegância que está entre as suas maiores inspirações? Provavelmente a decoração com vasos está ali presente, trazendo um toque de sofisticação. Alguns dos motivos para se ter um vaso decorativo em casa são:

  • Tornar o ambiente mais convidativo e alegre; 
  • Renovar a atmosfera de um jeito prático;
  • Colocar belíssimos arranjos,
  • Esconder algum defeito no móvel.

Isso porque essas peças são muito versáteis. Disponíveis em tamanhos, formatos, cores e materiais completamente diferentes, os tipos de vasos para decoração transformam o espaço e, se bem escolhidos, deixam o ambiente mais harmonioso. Neste guia da Casa Moysés, daremos diversas dicas para você sobre como escolher e bem usar esses artigos!

Materiais de vasos decorativos

O primeiro ponto que deve ser pensado na escolha do seu vaso decorativo é o ambiente no qual ele será colocado e se será usado sozinho ou com plantas. Isso definirá o material, o tamanho e o melhor formato para a sua peça. 

Os modelos em cerâmica e cimento, por exemplo, são superversáteis e excelentes opções para quem quer vegetação grande e plantada, como aquelas para área externa. Eles possuem alta durabilidade e resistência, suportam ser regados e também a quantidade de terra necessária para cultivar as plantas.

Se você deseja saber o que colocar em vasos de vidro e cristal, saiba que eles são ótimas alternativas para flores, sejam elas secas, artificiais ou naturais. Além disso, eles podem ser usados sozinhos, como peça decorativa principal .

Para decoração com vasos em ambientes com elevada umidade, cozinhas e banheiros, por exemplo, é interessante optar por peças feitas de materiais pouco porosos, como pedra. Madeira, por outro lado, pode ser difícil para vasos que estarão sempre úmidos.

Murano

Feitos com a técnica desenvolvida na Ilha de Murano, na Itália, esses vasos possuem detalhes únicos e superespeciais. São encontrados em decorações sofisticadas e com muita personalidade. Presentes na Casa Moysés, suas características são:

  • Espécie de vidro, porém, mais refinado, o cristal tem transparência mais limpa e perfeita, sendo sua espessura mais fina também;
  • Os cristais de inspiração Murano são feitos de forma artesanal e a sopro, alcançando efeitos e formas únicas;
  • Muitos desses vasos possuem ouro em sua composição, agregando não só personalidade, mas também muito valor e sofisticação ao décor,
  • São versáteis e podem ser usados sozinhos, com arranjos e em todos os cômodos de um lar: sala, hall de entrada, escritório ou quarto!

Os acabamentos na decoração com vasos

Outro detalhe que faz total diferença na escolha dos vasos com plantas para decoração de sala, e para outros cômodos também, é o acabamento. Os modelos espelhados são elegantes, cheios de personalidade e agregam muito quando utilizados na decoração de mesas de jantar.

Os vasos cheios de detalhes esculpidos, em alto e baixo-relevo e com aplicações externas, são sinônimo de sofisticação e trazem muita imponência ao espaço. Eles podem ser usados sozinhos que ainda assim farão toda a diferença na atmosfera da sua decoração com vasos.

Olhando para as cores

Uma casa minimalista e que usa muitos tons neutros pede uma peça com cores atemporais e clássicas. Já um espaço boho ficará apaixonante se a decoração for com vasos coloridos

Por isso, analise o ambiente, quais cores ali estão, o que o espaço transmite e escolha uma paleta de cores para os vasos também. Assim, você cria um ambiente harmonioso onde todos os elementos conversam entre si!

A proporção e o tamanho também importam

Um ambiente bonito é construído com elementos que fazem sentido juntos. Na hora de escolher o seu vaso decorativo, o tamanho do adorno precisa ser definido de acordo com o ambiente, mantendo a proporcionalidade.

Um lavabo, por exemplo, ficará mais elegante com um cachepot na decoração. Ambientes menores pedem vasos pequenos, que podem ficar dispostos sobre mesas, aparadores, estantes e bancadas.

Já um jardim com belas plantas precisa de um vaso à altura! Com ou sem plantas, cômodos maiores, podem ter um mix de vasos grandes no chão e outros médios ou pequenos sobre os móveis. No caso de modelos no chão, o mais comum é que eles fiquem dispostos em cantos de paredes ou corredores, trazendo um charme a mais. 

Formatos

Além do tamanho, é importante analisar o formato do vaso. Uma peça oval e mais baixa é excelente alternativa para terrários, mas não vai ficar tão interessante se for usado para um arranjo de flores, por exemplo.

Um adorno em gota ou bola é perfeito para dar um toque na estante ou mesa e, se usado sozinho, dá destaque ao ambiente. A dica mais importante para uma bela e harmoniosa decoração com vasos é seguir o que já está presente no ambiente e completar com a peça escolhida.

Para te ajudar a finalizar o ambiente com elegância, conte sempre com os produtos Casa Moysés. Na loja virtual, possuímos vasos artesanais, com inspiração Murano e em diversos materiais para completar o espaço dos sonhos e bem viver do seu lar!